curiosidades

Curiosidades sobre o número 7

Acordo 



Ortográfico





O número 7 é misterioso. Curiosamente ele está presente em muitas coisas que nos rodeiam. Muitos acreditam que ele é mágico ou até mesmo sagrado. Vejamos onde o encontramos!

 

Diz na Bíblia que Deus criou o mundo em 7 dias. E também são 7 os dias da semana. Quando temos chuva e sol ao mesmo tempo podemos ver as 7 cores do arco-íris - vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta.

O arco-íris pode inspirar uma pessoa a criar uma música usando as 7 notas musicais - dó, ré, mi, fá, sol, lá, si. Aliás, quem gosta de música são os 7 anões da Branca de Neve - Mestre, Feliz, Dengoso, Soneca, Atchim, Zangado e Dunga -, ao contrário dos 7 anões da Quadrilha de Morte - Clyde, Dum Dum, Yak Yak, Pockets, Zippy, Snoozy e Softy - que preferem correr com o carro Chogga-Boom.

 

Falando ainda em música, existe o Manifesto das 7 Artes - música, dança, pintura, escultura, teatro, literatura e cinema. E por isso o cinema é conhecido com a "sétima arte", porque é o sétimo dessa lista. E mesmo não gostando de pintura, você pode também "pintar o 7", que significa aprontar alguma arte, mas não exatamente fazer algo que seja artístico! Que tal?

No ano novo as pessoas costumam pular 7 ondas na praia, fazendo pedidos, que podem ter algo a ver com uma das 7 virtudes humanas - esperança, fortaleza, prudência, amor, justiça, temperança e fé.

 

Na mitologia antiga existia um monstro chamado Hidra de Lerna, e em algumas versões do mito dizem que tinha sete cabeças! Mas não existiu de verdade, ao contrário das 7 Maravilhas do Mundo Antigo - as pirâmides de Gizé, os jardins suspensos da Babilônia, a estátua de Zeus em Olímpia, o templo de Ártemis em Éfeso, o mausoléu de Halicarnasso, o Colosso de Hodes e o farol de Alexandria.

Só as pirâmides ainda existem até hoje, mas você pode conhecer as 7 Maravilhas do Mundo Moderno - a Muralha da China, a cidade de Petra na Jordânia, a cidade de Machu Picchu no Peru, as pirâmides de Chichén Itzá no México, o Coliseu de Roma, o Taj Mahal na Índia e o Cristo Redentor no Rio de Janeiro - esse fica pertinho, não é?

 

Você também pode viajar pelos 7 mares - mar Adriático, mar Arábico, mar Cáspio, mar Mediterrâneo, mar Negro, Golfo Pérsico e mar Vermelho.

Na Bíblia - o livro sagrado dos cristãos - existem várias citações do número 7, entre elas a de José do Egito que contou ao faraó o significado de um sonho com 7 vacas e 7 espigas de milho. Moisés alertou outro faraó sobre as pragas do Egito que duraram 7 dias. São 7 os pecados capitais - vaidade, avareza, ira, preguiça, luxúria, inveja e gula.

 

Aqui no Brasil dizem que os gatos têm 7 vidas. Ufa... quanta coisa! Esse número é muito popular! E agora, seu número favorito também é o 7?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

OS FUNDAMENTOS DA LIDERANÇA ENTRE OS ANIMAIS

Por Eduardo Kato, biólogo e professor de gerenciamento ambiental do INPG - Instituto Nacional de Pós Graduação

Cada espécie viva desenvolve um comportamento mais apropriado com a sua sobrevivência e evolução. Muitas espécies animais adotam o comportamento de formar grupos de semelhantes para poder enfrentar e ter sucesso nos seus objetivos como a caça e a defesa. Como exemplos temos os leões, espécies de macacos, os corvos, golfinhos e outros.

Estes grupos, por sua vez, não constituem um simples aglomerado de indivíduos. São dotados de organização e estrutura própria mantidas com base na competência reconhecida - a competência de fazer todo o grupo permanecer e reagir coeso para sobreviver. Esta capacidade depende, por sua vez, do conhecimento dos perigos e oportunidades, ambos postos em prática junto ao grupo pela competência de comandar.
Estas qualidades de liderança são constantemente avaliadas e testadas pelo grupo, que quando satisfeito, reconhece a aceita o comando.

Vamos conhecer um caso curioso, os cães-das-pradarias (Cynomys ludovicianus), pequenos roedores, que habitam os campos selvagens dos EUA como que compondo verdadeiras "cidades".

Milhares deles, nesta situação, formam grupos compostos de cerca de 20 a 30 animais de delimitam seus territórios e os defendem decididamente, todos juntos, quando qualquer intruso se apresenta. Os intrusos são jovens de outros grupos, que tendo alcançado a maturidade, querem se integrar em "novas famílias" e até reivindicar a liderança desta nova família oportunamente.

A forma como agem é muito interessante, e pode nos ensinar sobre a conquista de "amigos" e da situação de liderança.

Conforme as observações do Dr. John A. King, neste curioso grupo de roedores, a força bruta e dentadas bem aplicadas promovendo o afastamento do líder original, não resolvem na conquista da liderança da comunidade. Quando ocorre somente este ato de força, o grupo, mesmo sem o líder original, freqüentemente não se submete ao forçudo vencedor.

Só existe um meio efetivo para um aspirante vindo de outro grupo. Semana antes da disputa decisiva, o candidato à conquista do poder começa sua "campanha eleitoral" junto ao grupo que pretende conquistar. Esta tarefa exige diplomacia, tato, astúcia e muita perseverança.
A tática - permanecer o maior tempo possível no território do grupo cortejado.
A prática - deixar-se enxotar pelos membros do grupo sem opor resistência e retornar em seguida. Ser discreto e não demonstrar medo. Procurar agir como se já fizesse parte do grupo - tentar seduzir as fêmeas "solteiras" e "fazer muitas amizades". Quando sentir a receptividade do grupo, ele passa a desafiar o líder para a luta. Se vencê-lo, será realmente aceito e reconhecido como o novo líder por todo o grupo.

De análise destes casos, podemos identificar uma série de qualidades que um líder deve conter - competência para vencer disputas, boa capacidade de comunicação, de comando, de manter a coesão, capacidade de identificar ameaças, riscos e oportunidades. Fundamentalmente, o grupo liderado espera que a condução garanta a sua segurança. Esta situação garante a preservação da espécie.

 

 

 

 

Curiosidades Biblicas

 

 1) O Livro mais antigo da Bíblia não é o Gênesis, mas Jó. Acredita-se que foi escrito por Moisés, quando esteve no deserto.
2) O primeiro Salmo encontra-se em II Samuel 1:19-27, uma elegia de Davi em memória de Saul e seu filho Jônatas.
3) A Bíblia contém cerca de 773.693 palavras com 3.566.480 letras.
4) A Bíblia contém 1.189 capítulos e 31.102 versículos.
5) O Salmo 14 e o 53 são iguais.
6) O capítulo mais longo é o Salmo 119.
7) O capítulo mais curto é o Salmo 117.
8) O versículo que se encontra no meio da Bíblia é Salmo
118:8.
9) O Pai Nosso, ou a Oração do Senhor, contém 68 palavras e destas apenas cinco são uma petição.
10) Ester 8:9 é o maior versículo da Bíblia.
11) O versículo mais curto acha-se em Êxodo 20:13.
12) A Lei de Deus encontra-se em Êxodo 20 e Deuteronômio 5.
13) A conjunção "e" aparece 46.277 vezes na Bíblia, e os
versículos que mais se repetem são Apocalipse 18:12 e 13, num total de 28 vezes.
14) O capítulo 37 de Isaías e o 19 de II Reis são muito semelhantes.
15) Obadias é o único livro do Antigo Testamento que contém apenas um capítulo.
16) O Salmo 18 aparece a primeira vez em II Samuel 22.
17) Os versículos 8,15, 21 e 31 de Salmo 107 são iguais.
18) A única parte da Bíblia que foi escrito pelo dedo de Deus é os Dez Mandamentos.
19)O livro maior é o dos Salmos, com 150 capítulos.
20)O livro menor é II João. 
21)O capítulo maior é Salmos 119.
22)Foram usados três idiomas em sua confecção: Hebraico, grego e aramaico.
23)Foi escrita em aproximadamente 1600 anos, por uns 40 autores e contém 66 livros.
24)A Palavra SENHOR é encontrada na Bíblia em 6838 versículos.
25)Texto áureo da Bíblia: João 3:16.
26)A bíblia foi à primeira fonte escrita a registrar que a Terra é redonda (Isaias 40:22). Só muitos séculos depois a afirmação se tornou uma verdade científica.